terça-feira, 27 de outubro de 2009

Criança na Educação Infantil



Na aula vista hoje do programa curriculo com crianças de zero a tres anos o que me chamou a atenção foi a questão da interação do professor na brincadeira da criança, quando brincamos com elas somos crianças também e elas nos veem como colegas e não como meros professores. Brincar é fundamental e nos faz aprender mais e vivenciar momentos diversificados. Outro ponto é a questão da formação do profissional na educação infantil, suas habilidades perante a profissão, buscar sempre mais para socializar com crianças, educadores e pais. E para finalizar gostaria de colocar ainda a questão das rotinas que muitos pensam em fazer por fazer, mas não é assim. São nesses momentos ditos rotineiros que as crianças se desenvolvem, adquirem e representam o que aprenderam.

6 comentários:

  1. Olá Ieda...
    Seja bem vinda ao SALTO PARA O FUTURO.

    Concordo que o programa focou que a brincadeira é fundamental na aprendizagem nossa e das crianças... o aprendizado com divertimento é muito mais significativo... Por isso, a importância do “professor como ser brincante”. E quanto ao profissional, a busca por aprimoramento deve sempre ser uma constante ao professor da E.I. Também concordo quando você enfatiza a importância da rotina PORQUE realmente é nela que as crianças vão sendo os atores das suas vidas... nas brincadeiras, nos cantos, nas historinhas, na higiene, na alimentação, nos conflitos com colegas...
    Um abraço...
    Professora Juraci

    ResponderExcluir
  2. Oi, gosto de pensar e ver que temos profissionais nesta nova geração que pensam diferente, acredito que podemos fazer a diferença e alcançarmos nosso objetivo juntamente com essas crianças. Com certeza muita coisa precisa ser repensada em questão da formação do professor no que diz respeito a educação infantil. Um abraço, Áurea.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu comentário sobre a aula... e pois quando somos professores brincantes estamos sempre interagindo com a nossa pratica pedagogica e ao mesmo tempo avaliando se dá certo ao não.... e acredito que a formação continuada é imprecindivel para um bom profissional...

    Beijos

    Dani

    ResponderExcluir
  4. Oi Ieda, é através do brincar que o aprendizado acontece. Esse é o principal caminho a ser seguido na Educação Infantil para que haja o envolvimento dos sujeitos no processo ensino-aprendizado.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ieda, também concordo que é através da brincadeira que a criança se desenvolve. brincar é sem dúvida a dimensão do interagir mais frequente porque é uma atividade de alta prioridade.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Oi Ieda, acredito que com brincadeiras as criança e professores conseguirão atingir seus objetivos de forma prazerosa. Afinal! todo adulto tem uma criança dentro de si.

    ResponderExcluir